3 passos para não cair num jogo de manipulação

Curso Conquista Online Eduardo Santorini

3 passos para não cair num jogo de manipulação

3 passos para não cair num jogo de manipulação

Olá, aqui é o Eduardo Santorini, editor do atitude de homem, autor do livro Código da Atração e do Curso Conquista Online.

Hoje vamos falar dos 3 passos para não cair num jogo de manipulação.

Existem diversas armas que os manipuladores usam para atingir suas vítimas, como chantagem emocional, simpatia ou a vitimização.

 

Precisamos entender que o manipulador é um egoísta, que só pensa nos próprios interesses e tentam nos forçar a fazer algo que não queremos.

Neste vídeo falo especificamente de uma destas armas, que é a adulação. Adular é uma forma de elogio. Com a diferença que ele é feito com a intenção de se obter alguma vantagem ou de tirar proveito do outro.

Por exemplo, o chefe que diz que você é o funcionário mais dedicado da equipe e que está muito orgulhoso de você. Para, logo depois, pedir para você trabalhar até mais tarde.

É claramente uma adulação com a tentativa de se aproveitar de você.

Ou, quando uma mulher diz, “Você que é tão musculoso… Será que pode carregar estas caixas para mim?”

A adulação funciona por causa da necessidade de estima e reconhecimento do ser humano. Quando o manipulador usa a adulação, nós facilmente caimos no engodo e, rapidamente, seremos presas fáceis do manipulador.

Curso Conquistar Online

E a manipulação pode aparecer também na forma de presentes ou vantagens. Quando você está experimentando uma roupa na loja e o vendedor te oferece uma balinha, ou quando te dão um presente para, logo depois, chegar a conta ou um pedido de favor.

Aqui o manipulador usa o princípio da reciprocidade. Ele sabe que, mesmo sendo desproporcional, você se sentirá mal por não comprar a roupa do vendedor que foi tão legal e te deu uma balinha…

Formas de se defender do manipulador:

1. Perceber o engodo do manipulador e ficar preparado. Muitas vezes são coisas que parecem inocentes.

2. Nunca responda na hora. Peça por um tempo para pensar. Se a pessoa insistir, diga não. Não aceite pressão para tomar qualquer decisão. Se não agir agora, você perderá a oportunidade!

Então que perca! Melhor perder uma oportunidade do que cair em várias furadas!

3. Aprenda a dizer não, sem se sentir mal por isso. Diga não e pronto. Tenha a comunicação aberta, franca. Não precisa se justificar. Não aceite o sentimendo de dívida. Se alguém fizer um favor, é um favor e pronto.

Esses são os 3 passos para se defender de um jogo de manipulação e espero que, da próxima vez que alguém tentar de manipular, você respire fundo e saia rapidamente do engodo.

Se você gostou deste vídeo e gostaria de receber os novos, assine o canal @edusantorini no YouTube ou entre no site Atitude.com.

 

Facebook:
https://www.facebook.com/edusantorini

Instagram:
https://www.instagram.com/edusantorini/

Você pode gostar...