Como lidar com as críticas?

Como lidar com as críticas

Como lidar com as críticas?

Olá, aqui é o Eduardo Santorini, editor do atitude de homem, autor do livro Código da Atração e do Curso Conquista Online.

Eu tenho uma pergunta para você: quantas vezes você já ouviu alguém dizendo que você não leva jeito para fazer determinada coisa, que você não tem talento. Você é desastrado, que você está fora de forma e você é isso, aquilo e blá blá blá. Provavelmente, dezenas, centenas, milhares de vezes.

Isso é comum. A crítica é a forma mais fácil e rápida de minar e acabar com auto-confiança de uma pessoa. É impressionante como algumas pessoas se sentem bem em deixar as outras mal e simplesmente fazem críticas que não são construtivas e não ajudam de forma alguma.

Então, Como Lidar Com As Críticas?

Por isso, meu conselho é: qualquer crítica que você receber, simplesmente apague, esqueça. Não dê a menor atenção para a crítica. E lembre-se, existe uma diferença muito grande entre uma crítica e um feedback, ou alguma pessoa que quer te ajudar de alguma forma.

Eu vou contar um pouco de uma história que aconteceu comigo alguns anos atrás, e definitivamente, eu não soube lidar com a crítica e nem com as comparações. Eu queria aprender a nadar. Nunca tinha feito natação na minha vida. Eu entrei em uma academia e lá tinha um treinador que ficava todo momento me comparando. Comparando o meu desempenho com as outras pessoas. Eu só conseguia nadar Crawl. Normal, não conseguia nadar peito, borboleta. Tinha muita dificuldade para mim.

É super difícil por causa do meu movimento errado acabava cansando rápido também. E, ao invés daquele treinador, do instrutor da academia dizer pra gente: olha tenta fazer isso, não, tá bom, ótimo, você já teve um progresso muito grande de ontem para hoje. Ele ficava todo momento me comparando: ei olha, o fulano tem fôlego e consegue fazer isso, você também tem que conseguir. E aquilo que ele fazia comigo, simplesmente minava, acabava com a minha auto-confiança.

Tanto que chegou a um ponto, 2 meses depois, eu simplesmente falei: natação não é para mim. Eu não levo jeito para natação e eu vou fazer alguma outra coisa. Eu nunca mais voltei para uma aula de natação.

Mas eu tenho certeza que se eu tivesse um treinador que fosse capaz de me comparar comigo mesmo, comparar eu ontem e hoje, o meu progresso e o que eu tava melhorando, um passo de cada vez, com certeza eu teria continuado natação. Eu teria sido uma carreira um sucesso muito maior do que eu tive com aquele treinador.

É a mesma coisa, por exemplo, uma pessoa entra na auto-escola e por causa de experiências anteriores, facilidade, enfim, não sei, com 3, 4 aulas na auto escola ela já está dirigindo super bem. Enquanto outra pessoa precisa de 10, 15, 20 aulas para começar a dirigir bem. Isso é normal. Isso acontece. Pode ser por vários motivos. A experiência anterior com carro, jogo de videogame ajudou, noção espacial, não faço a menor ideia.

Como Conquistar Mulheres Online

O fato é, depois de 20 aulas e a segunda pessoa que não tinha tanta facilidade Inicial com carro, o nível a qualidade da direção da pessoa são extremamente semelhantes. Não tem diferenças absurdas.

Existe uma curva de aprendizado e essa curva de aprendizado é diferente para cada pessoa. Por isso, é importantíssimo que você não se compare com as outras pessoas. Você se compare com você mesmo, o progresso você tá fazendo. Dessa forma, você aprende como lidar com as críticas.

Com a mulher é a mesma coisa. Algumas pessoas têm facilidade de aprender mais rápido. Isso é fato. Chega a uma garota sem nunca ter lido nada antes e conseguem desenvolver um papo, fazer uma conversa fluir, enfim. Enquanto para outra pessoa, isso não é tão natural. Ela precisa aprender como vencer o medo de falar com as mulheres. Ela precisa de um pouco mais de tempo e a curva de aprendizado dela é diferente, até ela conseguir.

Mas, uma vez que essas duas pessoas consigam, o nível delas é muito semelhante, muito parecido.

Quando eu falo de crítica, para você se blindar, construir uma armadura, e a crítica não só nos seus relacionamentos, não só na paquera, não só com as mulheres, mas também, para a sua vida profissional, um esporte que você tiver fazendo, e sim, em qualquer situação, não dê ouvidos para a crítica.

Outro exemplo, esse vídeo, algumas pessoas vão gostar e achar que tem uma informação útil, vão aprender algo de legal. Enquanto outras, simplesmente vão detestar, não vão gostar da minha voz, não vão gostar da forma que eu gesticulo. Ou não vão gostar do meu cabelo, enfim, não sei. O que pra mim tá tudo bem. Eu vou receber emails, vou receber comentários com essas críticas.

O que eu vou fazer? Simplesmente mandar para lixeira. É assim que as coisas funcionam.

Então, você aprendeu como lidar com as críticas, neste vídeo.

Como lidar com as críticas?
4.7 (94%) 10 votes

Como Conquistar Mulheres Online

Você pode gostar...